CuecaLimpa

CuecaLimpa

31 agosto, 2010

Fátima Guedes? Gente, ela é muito boa!

No final dos anos 70, início dos anos 80, as músicas tinham que falar de algo. Tinham que ter conteúdo, substância. Além das melodias e vozes, tudo indicava que as mensagens eram de extrema importância e um tanto quanto emergenciais. As canções levavam coisas às nossas mentes e lá ficavam para serem comparadas com a realidade de uma mudança política mesmo que aquelas canções só falassem de amor, paixão, romance.

Vários artistas realmente me impressionavam naquela época, seja pelo talento, coragem de dizer coisas que ninguém diria, ou tão somente pelas vozes e figuras que eram.

Uma compositora e cantora pela qual senti, e ainda sinto, uma profunda adimiração é Fátima Guedes, que quando ainda novinha já falava de dor profunda, já falava de amores perturbados, e ao mesmo tempo falava de infância e natureza, tudo com a mesma maestria.

Carioca que teve suas composições gravadas por grandes nomes da “MPB,” ela também provou ser uma excelente cantora gravando canções de outros compositores.  Fátima, pra mim, está entre os melhores compositores brasileiros.

Achei este vídeo no Youtube no qual ela foi recebida por Elis Regina no seu especial de fim de ano na TV Bandeirantes em 1978. As duas fazem um dueto cantando “Meninas da Cidade” de autoria de Fátima (do seu primeiro disco).






Site oficial de Fátima Guedes: http://www.fatimaguedes.com.br/home.html

Um comentário:

Anônimo disse...

O que houve com a cantora e compositora Fátima Guedes? Sou fã da mesma. Ela compôs musicas lindíssimas e teve um momento de grande sucesso. Ela merece ser mais vista e ouvida pela nova geração.